Sobre a Monte Azul

Reconhecida pelo trabalho social desenvolvido em comunidades da Zona Sul de São Paulo, a Associação Comunitária Monte Azul é uma organização não governamental, fundada em 1979 pela educadora alemã Ute Craemer. A instituição é orientada pelo pensamento antroposófico, que atua prioritariamente pelo desenvolvimento integral do ser humano, e cujos programas têm como base a Pedagogia Waldorf, a Medicina ampliada pela Antroposofia e a Terapia Social.

De forma improvisada, em 1975 um centro de convivência foi instalado na casa de Ute. Lá, ela recebia crianças da favela e alunos da escola Rudolf Steiner, na qual era professora. A aproximação entre as classes sociais e o compartilhamento de experiências e saberes era a intenção central, além da oferta de atividades recreativas. A partir de 1979 as atividades começaram a acontecer na “Escolinha”, barracão de madeira erguido no espaço do Centro Cultural atual, que faz parte do núcleo Monte Azul. Com a colaboração dos moradores da favela Monte Azul, Ute e os educadores Renate Keller Ignácio, Paulo Roberto Ignácio, Aparecido Cândido e o médico Michael Blaich iniciaram a implantação do trabalho social na região, com o atendimento das crianças e adolescentes e com a construção em mutirão do Ambulatório Médico Terapêutico Monte Azul. Foram realizadas mobilizações junto ao poder público para melhorar as condições de saneamento, segurança e iluminação do bairro. Paralelamente à estruturação física, a demanda por serviços de saúde, educação e assistência social se intensificou. Posteriormente, na década de 80 a organização se expandiu para os núcleos Peinha e Horizonte Azul, todos estabelecidos na periferia da cidade.

A partir da formalização da Associação Comunitária Monte Azul, a busca por recursos teve como foco a qualificação das estruturas e equipamentos, a constituição da equipe e a gestão dos processos. Atualmente, a Associação Comunitária Monte Azul gerencia 18 programas que agregam cerca de 273 colaboradores nos trabalhos desenvolvidos nos núcleos Monte Azul, Peinha e Horizonte Azul, além de uma média de 70 voluntários brasileiros e estrangeiros. Os atendimentos nas áreas de educação, cultura e saúde voltam-se diretamente para mulheres gestantes, crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência. Em 2001, nasceu o quarto núcleo, Estratégia Saúde da Família – ESF, responsável pela gestão de 17 equipamentos de saúde no distrito de Jardim São Luís com 1.753 colaboradores, sendo 1 AMA (Assistência Médica Ambulatorial), 3 AMA/UBS Integrada, 9 UBS (Unidades Básicas de Saúde), 1 EMAD (Equipe Multidisciplinar de Assistência Domiciliar) e 1 CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial), 1 CAPS Infantojuvenil III e 1 CAPS Adulto III.

Em 45 anos de atuação, a Associação Comunitária Monte Azul vem mantendo como impulso social o movimento gerador de oportunidades, que visa o estímulo ao desenvolvimento de pessoas e das comunidades onde atua. Considera a educação, cultura e saúde como pilares na formação do indivíduo, e é com este olhar que a Associação transforma a vida de cada um que participa de seus programas e projetos.

Contato para a área de edições:
[email protected]
(11) 91297-8836